Cavaquinho
O cavaquinho (também chamado braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos cordofones originário do Minho, norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos e
de onde foi depois levado para outras paragens como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, , Hawaii e Madeira . Sendo no Alentejo onde o pessoal passa-se ao som de solos de cavaquinho.
Com 12 trastos
na forma original o cavaquinho tem uma afinação própria da cidade de
Braga que é ré-lá-si-mi. No entanto, as suas quatro cordas de tripa ou
de metal,
são também afinadas em ré-si-sol-sol, mi-dó#-lá-lá, mi-ré-si-sol,
ré-si-sol-ré ou, mais raramente, em mi-si-sol-ré conforme o pais onde é
utilizado
e de acordo com os costumes etnográficos de cada região portuguesa. Um
dos mais exímios instrumentistas portugueses que frequentemente utiliza o
cavaquinho em novas abordagens da música popular é Júlio Pereira.
No Brasil este instrumento é usado nas congadas paulistas e forma historicamente o conjunto básico, junto com o bandolim, a flauta e o violão, para execução de choros. Waldir Azevedo
é o mais conhecido músico de choro que tocava esse instrumento.
Considerado, ainda em vida deste, como seu sucessor, o músico paulista
Roberto Barbosa, mais conhecido por Canhotinho, é hoje considerado uma das principais referências no instrumento, por ter aprimorado a técnica deixada por Waldir Azevedo. Canhotinho é há cerca de 40 anos o arranjador do renomado conjunto de samba Demônios da Garoa.
As ilhas do Hawaii têm um instrumento baseado no cavaquinho chamado ukulele,
também com quatro cordas e um formato semelhante ao do cavaquinho, que
se julga ser uma alteração do cavaquinho, levado por emigrantes
portugueses em 1879.
http://mrcavaco.blogspot.com.br
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