Violoncelo
O
Violoncelo (são apelidos: cello – lê-se: tchêlo; ou apenas celo –
usa-se a escrita em inglês: violoncello) é um instrumento riquíssimo,
considerado o "Rei” do naipe das cordas. Possui quatro cordas, afinadas
da primeira para a ultima em Lá, Ré, Sol e Dó, e se diferencia dos
outros instrumentos pelo tamanho grande, apoiado no chão por meio do
espigão, que é uma haste de metal em sua extremidade.
O
violoncelo que hoje conhecemos teve origem no esplendor musical do
Século XVI na Itália, em um processo evolutivo da família das cordas. A
partir dos "Concertos Espirituais", de Bocherini, o violoncelo passou a
ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o
naipe de cordas. Encontramos na antiguidade instrumentos que até podem ser considerados pais do violoncelo, na medida em que são instrumentos de corda friccionada por um arco, emitindo som semelhante. É o caso do Ravanastron, instrumento criado no Ceilão há 5000 anos atrás, e que ainda hoje pode ser encontrado em versões usadas por religiosos orientais. É um instrumento menor que o violoncelo atual, com caixa de formato retangular. A primeira citação sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. O nome “violoncelo” parece ter se firmado por volta de 1680 a partir do termo violoncino, um diminuto de violone , como era conhecido o precursor do violoncelo ainda no Séc. XVII. A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Antonio Stradivari, em 1680. Isto foi um de seus maiores feitos, que deixou inestimável legado para os violoncelistas modernos. Estabelecendo medidas baseadas na sua experiência e observação, ele conseguiu um equilíbrio maior entre os registros médio e agudo, além de uma melhor projeção do som. Inicialmente as cordas eram feitas de tripa. A introdução mais tarde do uso do metal envolvendo a tripa possibilitou maior agilidade no registro grave do instrumento.
Um
violoncelo é composto de aproximadamente 70 partes e tem um corpo de
70-75cm de comprimento. A qualidade da madeira é extremamente
importante, pois dela resultará num instrumento de qualidade e som
superiores. A seleção da madeira é feita dando-se preferência àquela
que tiver um desenho de anéis de crescimento estreito e regular. A
espessura ideal da madeira (tampo e fundo) deve ser a menor possível,
desde que não haja perda de resistência.
O interior do violoncelo contém
muitas partes que não são visíveis e são extremamente importantes. As
contrafaixas são formadas por 12 partes de pequenas tiras feitas de
madeiras leves, como às do tampo, coladas nas beiradas das faixas para
que, quando elas forem coladas ao tampo e ao fundo, haja uma área maior
de contato. Ao mesmo tempo, seis blocos da mesma madeira são colocados,
um em cada canto do instrumento, com as contrafaixas incrustadas para
evitar deslocamento, um na parte superior, onde é encaixado e colado o
braço do instrumento, e o último na parte inferior, com um orifício
perfurado onde se encaixará o espigão.
Há ainda a barra harmônica que é
colada no interior do tampo, passando debaixo do pé direito do
cavalete, do lado das cordas mais graves, e seu comprimento é de cerca
de 6/8 do comprimento do tampo. Sua espessura média é de 12 mm. e sua
altura no centro é de aproximadamente 25 mm. e 5 mm. nas extremidades.
Estruturalmente, serve para reforçar o tampo devido à enorme pressão
sofrida pelo instrumento na área ocupada pelo cavalete e por isso é mais
alta nessa região.
A alma
é uma peça de madeira cilíndrica que se encaixa (sem ser colada) entre o
tampo e o fundo, cortada de modo a combinar exatamente com as suas
superfícies internas, não devendo ser muito comprida, forçando o tampo,
nem muito curta, caindo quando as cordas estiverem soltas. Os veios da
alma devem ser perpendiculares aos do tampo para evitar danos ao mesmo.
Sua grossura é normalmente de 10 a 12 mm., e deve permitir que passe
através do efe esquerdo, pois ela é apenas colocada (um pouco abaixo do
pé esquerdo do cavalete, eqüidistante da barra harmônica).
http://cellosertao.blogspot.com.br/2011/08/instrumento-apaixonante-desde-sua.html
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